O que Padre Jordan ensinou sobre a educação?
21.Novembro.2019
Compartilhe

A Família Salvatoriana vive com paixão sua missão, educando e evangelizando. Através dos ensinamentos de nosso fundador, Padre Jordan, enfrentamos os desafios da educação nos dias atuais, formando crianças e jovens à luz dos valores cristãos.
Mas você conhece a história do nosso fundador?
Confira neste blogpost um pouco mais sobre a vida de Padre Jordan e como sua missão está ligada à educação.
#Origem
Padre Francisco Maria da Cruz Jordan nasceu na Alemanha, no dia 16 de junho de 1848. De família humilde, desde cedo percebeu o chamado ao sacerdócio, mas somente conseguiu realizar os estudos necessários para ser ordenado através da generosidade de tutores e benfeitores.

#Início da missão
Após sua ordenação, por conta de leis anticatólicas, mudou-se para Roma e, durante seus estudos, teve a ideia de formar uma organização para difundir e defender a fé. Estudou idiomas orientais, peregrinou à Terra Santa, e, no seu retorno, recebeu do Papa Leão XIII o consentimento para estabelecer sua sociedade apostólica.
A Sociedade do Divino Salvador foi fundada em Roma, em 8 de dezembro de 1881. Inicialmente, Padre Jordan queria fundar uma associação apostólica de sacerdotes diocesanos. Mas após, por solicitação da Igreja, ele entendeu que deveria transformar sua obra em congregação religiosa.

#Padre Jordan e a Educação
A inspiração para fundamentar seu carisma foi “A vida eterna é esta: que eles te conheçam a Ti, o Deus único e verdadeiro, e a quem enviaste, Jesus Cristo” (Jo 17, 3). Padre Jordan desejava que todas as pessoas conhecessem a Jesus: “Até que exista no mundo uma só pessoa que não conhece e não ama Jesus Cristo, Salvador do mundo, não posso repousar” (Diário Espiritual).
Por viver em um tempo de grandes conflitos, transformações culturais e fortes restrições religiosas, Padre Jordan percebeu espaço para exercer sua missão, combatendo o analfabetismo e a ignorância religiosa do povo. Dessa forma, sua trajetória sempre esteve ligada ao viés educacional.
#No Brasil
A chegada dos Salvatorianos ao Brasil se deu em 1896. No estado de São Paulo, chegaram a Jundiaí em 1922, e em 1925 fundaram o primeiro seminário salvatoriano - a Escola Apostólica Divino Salvador. Esta, deu origem ao Colégio Divino Salvador, fundado em 1954, que até hoje é sustentado pelos valores cristãos e pelo carisma salvatoriano.

#Legado
Durante a Primeira Guerra Mundial, Padre Jordan deixou Roma e mudou-se para a Suíça, onde passou os últimos anos de sua vida, falecendo no dia 8 de setembro de 1918. Reconhecendo a importância de sua obra para a Igreja, em 14 de janeiro de 2011, o Papa Bento XVI concedeu-lhe o título de Venerável Servo de Deus.

Atualmente, no Brasil, os salvatorianos estão presentes em três regiões. Suas atividades continuam fortemente voltadas à formação, juventude, meios de comunicação e educação.
Gostou de saber mais sobre o fundador da família salvatoriana, que deu origem ao Colégio Divino Salvador? Depois de ter conhecido as origens de nossa história, ficamos à disposição para lhe apresentar também o trabalho desenvolvido na formação de nossos alunos, nossa estrutura e metodologia de ensino.
Para saber mais, clique aqui.




Relacionadas