Como reduzir a ansiedade das crianças na volta às aulas!

18.Janeiro.2021
 
Compartilhe

Devido ao longo período de isolamento em função da pandemia, os níveis de ansiedade de adultos e também das crianças dispararam. Embora seja incômoda, a ansiedade é uma reação natural do organismo, que tem a função de proteger ou de preparar o indivíduo para alguma situação. É importante, porém, atentar-se quanto à intensidade e a duração de episódios de ansiedade, principalmente nas crianças, para descartar possíveis prejuízos à saúde e, se necessário, buscar meios de amenizá-los.

Recomeçar as aulas ou iniciar um novo ano letivo normalmente já é estressante e pode ser ainda mais durante uma pandemia! Algumas crianças podem demonstrar grande entusiasmo pelo retorno, já outras, não, provavelmente por estarem acostumadas com a rotina atual, com a presença constante de seus responsáveis, ou também, por receio do vírus, demonstrando certa insegurança e instabilidade emocional. 

A dica principal para os pais é promover um espaço de diálogo aberto e franco sobre o motivo da preocupação, tente descobrir o que amedronta seu filho em relação ao retorno às aulas. Mostre para a criança ou jovem que é natural e normal sentir ansiedade.

Antes do primeiro dia de aula, esclareça quais mudanças ocorrerão na escola, como por exemplo, o uso de máscaras e o distanciamento social, dentre outras ações de segurança. Algumas informações podem parecer ser redundantes, mas para as crianças e adolescentes, devem ser retomadas com frequência de forma explicativa, a fim de que eles compreendam os protocolos, se sintam incentivados, responsáveis e capazes de segui-los e não assustados.

Durante o diálogo, controle suas próprias emoções e observe o comportamento da criança. Escute com atenção quais são suas angústias, com o intuito de acolhê-las. Ressalte os aspectos positivos do retorno às aulas com situações práticas, como por exemplo, o convívio com os amigos e professores, a organização do material escolar, a oportunidade de continuar a aprender, a brincar, se divertir e interagir como antes faziam, mas com algumas adaptações que logo se tornarão uma nova rotina.

Aproveite esse momento descontraído de conversa para salientar aos seus filhos que ao cuidarem de si próprios, eles estarão cuidando dos demais, sendo possível desenvolver a empatia, responsabilidade, solidariedade e tantos outros valores.

Este acolhimento ou encorajamento não é simples de ser feito, é verdade. Cabe aos pais manter a calma e demonstrar proatividade durante a conversa para que seja um momento positivo e fluido.

Siga acompanhando os sentimentos de seus filhos após o início das aulas...pergunte a eles diretamente como estão se sentindo. A oscilação das emoções e percepções será grande no decorrer das primeiras semanas, e é importante explicar a eles que essas mudanças ocorrem e são naturais. O mesmo acontece com os adultos. 

Não existe uma receita do sucesso para lidar com a ansiedade, mas um bom começo é dialogar e estar próximo dos filhos, encarando juntos os desafios!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados