Como saber se meu filho é um estudante autônomo?

16.Março.2021
 
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A frase “não faça pelo seu filho o que ele já pode fazer sozinho”, nunca se fez tão necessária como nos dias de hoje. Diante da grande demanda de atividades a serem gerenciadas pelos pais, a responsabilidade do filho como estudante precisa ser compreendida e colocada em prática, não apenas para priorizar o desenvolvimento de diversas habilidades, mas também, para auxiliar a rotina de todos da família.

Mas afinal, como saber se meu filho já tem condições de conduzir os próprios estudos e se ele é de fato, um estudante autônomo? Essa percepção deve partir dos pais, gradualmente, por meio da observação do comportamento de seus filhos frente às responsabilidades escolares. Isso quer dizer que os pais precisam distinguir o que o aluno já realiza de forma independente, quais atividades precisa de auxílio e quais atividades necessita apenas de supervisão.

O Colégio Divino Salvador considera um aluno autônomo aquele que participa ativamente das aulas, seja presencial ou remotamente, buscando solucionar dúvidas e apresentando reflexões contextualizadas. Também o comprometimento com o curso e a colaboração ativa com o professor durante as aulas são bons indicativos de um estudante que está desenvolvendo a autonomia. Ele não depende de supervisão constante para executar suas obrigações e apresenta capacidade para autogerenciamento da aprendizagem. 

Porém, algumas situações ao longo deste processo, podem gerar questionamentos sobre o desempenho das crianças e jovens, como por exemplo:
“Meu filho não cumpriu o prazo de entrega de uma determinada atividade e se distrai com frequência durante as aulas on-line, isso quer dizer que ele não é autônomo?”...ou também, “minha filha não consegue se localizar nas plataformas de ensino, e vez ou outra, não segue o cronograma de aulas com eficiência, devo me preocupar sobre sua autonomia?”

Essas são observações importantíssimas para os pais, e mostram em quais aspectos a criança ainda precisa do auxílio de um adulto: gestão de tempo, localização espacial, domínio das ferramentas de acesso, entre outros. Esses lapsos não querem dizer que ela não seja autônoma, mas que ainda não consegue sozinha, realizar algumas demandas.  E, é a partir dessa constatação que uma condução mais direcionada dos pais na busca de estratégias de auxílio se faz possível. 

Tem facilitado aos pais deixar o ambiente previamente organizado e o cronograma de estudos num local que seja de fácil acesso para o aluno. O diálogo aberto entre os membros da família sobre a rotina diária é incentivado, para se identificar as dificuldades e desafios enfrentados. Que tal definir um momento ao longo da semana em que todos possam compartilhar situações que enfrentaram nos últimos dias? Pergunte aos seus filhos o que eles consideram mais desafiador dentro da vida escolar. Esta também é uma forma de promover a autonomia e autoregulação pois, a partir do diálogo, a criança organizará suas ideias e sentimentos diante do que vivenciou, além de favorecer o vínculo familiar.

Sugere-se aos pais que sempre estimulem a autonomia, em diversos momentos e situações, reconhecendo o esforço de seus filhos, encorajando-os e confiando em suas produções. É preciso acreditar no potencial deles e exigir aquilo que já conseguem e já podem produzir sozinhos. Isso ajuda a esclarecer o papel de cada um durante o processo de ensino-aprendizagem, principalmente agora, que estamos priorizando o formato remoto. Vale lembrar que mesmo diante de crianças e jovens que apresentam certa autonomia, é muito importante a participação e o acompanhamento regular dos pais na vida estudantil do filho. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
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