Os eletrônicos: descubra atividades incríveis sem recorrer a eles
21.Maio.2019
Compartilhe

Eles já fazem parte da nossa vida. Entramos em um caminho sem volta. Já não é mais possível imaginar a vida sem os equipamentos eletrônicos, principalmente, os que estão conectados à internet. É a geração das coisas inteligentes ou smart: smartphone, smartTV, smartwatch. Em breve, a internet estará em todas as coisas que estão ao nosso redor: nas geladeiras, nos carros, no interruptor da luz.
Num cenário como esse, é quase impossível viver uma vida toda off-line. Quem tem menos de 15 anos não consegue nem imaginar a vida sem banda larga. No entanto, é bem possível fazer atividades muito legais que não dependem em nada da internet ou da energia elétrica. Os eletrônicos são aliados muito eficientes para o dia a dia, mas desligar um pouco deles pode ser muito benéfico para desenvolver outras habilidades, como o relacionamento com os outros e a capacidade de pensar estrategicamente.
E você sabe alguma atividade para fazer longe dos eletrônicos? Apresentamos algumas dicas, confira!
Esportes coletivos
Os esportes coletivos, como futebol e vôlei, são uma ótima pedida para os dias de sol. Basta reunir a galera, pegar a bola e começar a brincar. Existem regras, mas o legal de um jogo de lazer descompromissado é escrever as próprias regras. Como assim? É bem simples: jogue futebol até cansar, sem lateral ou impedimento. Só não pode fazer falta. O que importa é jogar a bola no gol e se divertir.
No vôlei, pode jogar o jogo de sete cortes. Esse não precisa nem da rede. É só jogar bola para o ar, tocar uns para os outros por sete vezes e quem receber a bola na sétima jogada, corta em direção a alguém do grupo. Se esse alguém segurar a bola, quem cortou é eliminado. Se a bola bater nela e cair no chão, ela está fora. Só não vale cortar para machucar!
Já jogou queimada?
Esse poderia estar no grupo dos esportes coletivos, mas ainda não é considerado um esporte. Que pena. Essa é uma das brincadeiras mais divertidas da infância e que ainda faz o olho de muito adulto brilhar. Jogar queimada é bem simples!
Pode ser na rua, na praça, na praia ou na quadra. Divida os participantes em dois times e cada um de um lado da “arena de queimada”. Lá eles ficam atirando uma bola uns contra os outros. Se quem jogou acertar em alguém, ponto para quem arremessou. Se esse alguém segurar a bola, ponto para quem segurou. Ainda tem a área de quem está penalizado, que fica no fundo da área do adversário.
É uma brincadeira tão simples, tão fácil que nem tem regras bem estabelecidas e é até difícil descrever, mas essa é uma ótima atividade para se divertir com seus amigos.
Jogos de tabuleiro
Num dia chuvoso não dá jogar ao ar livre, mas isso não quer dizer que você tem que ficar preso ao celular ou computador dentro de casa. Você já jogou xadrez? E dama? Esses dois jogos são feitos em um tabuleiro quadriculado e são muito simples de jogar.
No xadrez, você tem várias peças que dão passos diferentes pelo tabuleiro: uns andam em linha reta, outros na diagonal e tem quem pule casas. Cada uma tem sua regra e é muito fácil de aprender cada uma delas. O jogo se assemelha a uma história do período medieval, pois tem rei, rainha, um bispo, o cavaleiro, a torre e os peões. Ele exige muita paciência e o desenvolvimento de estratégias para vencer o adversário, que começam o jogo em condição de igualdade, com as mesmas peças e possibilidades de jogadas. Vence o jogo quem derrubar o rei adversário primeiro.
Já a dama, usa o mesmo tabuleiro, mas é só um tipo de peça que é disposta pelo tabuleiro e que percorre as casas na diagonal. Vence o jogo quem sobrepassar ou “comer” as peças do adversário primeiro. Super simples e divertido. Também é preciso atenção e estratégia para vencer o adversário!
Andar de bicicleta e caminhar
Essas duas atividades a serem desenvolvidas ao ar livre são muito legais e fazem um bem danado à saúde. Andar de bicicleta pode ser a oportunidade de descobrir novos lugares. Muitas vezes não dá para andar na rua devido ao intenso tráfego de veículos, é perigoso, mas tem muitas cidades que fecham algumas ruas aos domingos para o passeio ciclístico. Há também a possibilidade de pedalar em parques e bosques. Muitos deles têm ciclovias. Pedalar e estar em contato com a natureza é muito bom.
Já caminhar pode ser pela quadra, no parque, no bosque, na praça. Se for o caso, veja aí pela sua cidade se há algum parque com trilha ecológica. É uma ótima oportunidade de ver algumas espécies da fauna e da flora, se exercitar e se divertir. Só não entre nessas reservas sem um guia, pois é muito fácil de se perder no meio da mata.
Jogos entre equipes
Se estiver com um grupo de amigos, você pode fazer um jogo de adivinhação. Daqueles que alguém recebe a orientação de interpretar um hipopótamo por meio de mímica, sem dizer uma palavra, e o seu time tem um tempo para acertar que é um hipopótamo para ganhar ponto. Descrevendo, pode parecer chato, mas quando a brincadeira “aquece” e todo mundo se envolve, fica super divertido interpretar o talento artístico dos amigos.Existem jogos prontos para essa brincadeira e você também pode fabricar o seu próprio jogo com suas regras e orientações.
Leia também:

Tocar um instrumento musical
Sabia que aprender a tocar um instrumento pode te ajudar em várias áreas da vida? Além de ser divertido, quando você aprende a tocar um instrumento musical você tem que ter perseverança. Ninguém aprende os acordes de um violão, por exemplo, do dia para a noite. É preciso tocar, tocar e tocar. Saber exatamente onde pressionar a corda, desenvolver o ritmo da outra mão, ouvir a música.
Você desenvolve a atenção e a coordenação motora. Aprende também matemática, pois toda a música é feita de matemática, com seus acordes em vários tons, os ritmos e as pausas.
No período inicial de aprendizado, pode parecer chato, mas quando você persevera e vê os primeiros acordes saindo, você se sente motivado a aprender outras músicas, e mais e mais. Logo você está tocando com os amigos e, quem sabe, monta até uma banda de garagem.
A leitura abre o mundo da imaginação
Outra dica é ler!Ler um livro de ficção é tão divertido quanto assistir aquela série favorita na internet. Sabia que muitas dessas séries famosas foram baseadas em obras literárias? E que muitos fãs dizem que ler a obra original é muito mais emocionante do que ver o filme ou a série? É verdade. Isso é porque muitas obras de 500 páginas não conseguem ser resumidas em um filma de duas horas. Então, a leitura vai muito mais além.
Ah, mas não se prenda somente às obras que foram adaptadas para o cinema ou televisão. Há muitas obras, de diversos gêneros, que são extremamente envolventes. É uma leitura que te leva para outro ambiente, te transporta do sofá para o universo dos personagens. É só escolher.
Você pode ir além da leitura em livros. As histórias em quadrinhos, por exemplo, também têm enredos muito envolventes e histórias fascinantes.
Viu como tem muita coisa para fazer e que não depende de um equipamento eletrônico? Veja o que mais te agrada, a atividade mais interessante e invista em um novo hobby. Com certeza, essas práticas só irão favorecer o convívio social e a sua construção cultural. Curta os seus amigos e construa memórias!



Relacionadas